A Pombagem – I Have a Dream (Fundação Gregório de Mattos)

Project

A Pombagem – I Have a Dream (Fundação Gregório de Mattos)

Coletivos de arte fazem releitura de obra de Jorge Amado em regiões periféricas de Salvador

Projeto envolve poesia, literatura e performances, e busca um diálogo entre a obra “Capitães da Areia” e a realidade das ruas da capital baiana

O coletivo Arte Marginal Salvador e o grupo de arte popular A Pombagem realizam o projeto “I have a dream: dos capitães da areia aos jovens em situação de rua”. Serão quatro tardes de domingo, entre janeiro e fevereiro de 2016, com ações culturais e artes integradas com foco em literatura. O projeto foi contemplado pelo edital Arte em Toda Parte da Fundação Gregório de Matos e busca um diálogo entre a obra “Capitães da Areia” de Jorge Amado e a realidade das ruas de Salvador.

As atividades serão conduzidas por arte-educadores, profissionais de saúde e assistentes sociais nas ruas do Pelourinho, Aquidabã, na Praça das Mãos, Fazenda Grande do Retiro, e finalizam no Espaço Cultural Porto dos Livros, no Porto da Barra. A programação de atividades do projeto tem como objetivo abrir espaço para o protagonismo dos jovens em situação de rua, bem como dedicar um momento às oficinas de criação e experimentação literária com eles.

O grupo de teatro de rua A Pombagem realizará, nas cinco datas do projeto, leituras dramáticas e apresentação do espetáculo intitulado “Pedro Bala Entre a Pedra e a Bala”, com texto e direção de Fabricio Britto. O espetáculo apresenta uma versão atual de uma das personagens mais marcantes da obra de Jorge Amado “capitães de Areia”, o Pedro Bala.

 

PROGRAMAÇÃO

No dia 10 de janeiro o projeto chega no Aquidabã, região de vulnerabilidade social, levando a exposição fotográfica coletiva “Cotidianos: performance com foto-haikais”, com curadoria da museóloga e coordenadora do projeto Manuela Ribeiro. Serão oferecidas três oficinas. O artista visual Devarnier Hembadoom fará oficinas de Letramento com os jovens em situação de rua a partir de grafite-stencil. O arte-educador Davi Morpheus fará oficina de confecção artesanal de livro independente, e o poeta e arte-educador Patric Adler fará oficina de declamação poética.

Esta mesma programação segue para a Praça das Mãos (Comércio) no dia 24 de janeiro.

Dia 07 de fevereiro, em pleno domingo de Carnaval, o projeto chega à Fazenda Grande do Retiro, onde haverá uma performance com malabares, pernas-de-pau, palhaçaria, bonecões, poetas e grupos de teatro de rua, atividades que configuram o tradicional Bloco d’A Pombagem, compondo o 4º circuito de carnaval alternativo conhecido como circuito Dandara.

O projeto se encerra no dia 21 de fevereiro, com atividade do Porto dos Livros no Porto da Barra. Haverá bate-papo com os artistas envolvidos nas intervenções no Aquidabã e na Praça das Mãos, além de lançamento de livro organizado por Fabrício Britto contendo escritos de jovens em situação de rua e sessão de autógrafos com os mesmos.

 

SERVIÇO

Projeto “I have a dream: dos capitães da areia aos jovens em situação de rua”

Dia 10/01 no Aquidabã (Av. José Joaquim Seabra), às 14h

Dia 24/01 na Praça das Mãos (Praça Tiradentes, Comércio), às 14h

Dia 07/02 na Fazenda Grande do Retiro (Rua Melo Morais Filho, Ponto Farol), às 14h

Dia 21/02 no Porto dos Livros (Porto da Barra), às 14h

Acesso gratuito

Inscrições para as oficinas serão feitas nos locais, presencialmente.

Author

Ana Camila

Date

1 de Maio de 2017

Tags