Antologia Rabiscos (SecultBA)

Project

Antologia Rabiscos (SecultBA)

Antologia Rabiscos reúne trabalhos de artistas visuais baianos

Lançamento da segunda edição do livro acontece em Feira de Santana, Cachoeira e Salvador no mês de outubro. Projeto também promove oficinas de ilustração ministradas pelos artistas publicados.

 

Em sua segunda edição, a Antologia Rabiscos tem lançamento no mês de outubro na Bahia. Financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o livro reúne trabalhos de desenho contemporâneo de artistas baianos do interior e da capital. A publicação é impressa em formato 22,5X26cm, contendo 100 páginas e tiragem de 1000 exemplares. O lançamento ocorre em Cachoeira, Feira de Santana e Salvador, acompanhado de exposições e oficinas.

Idealizado por Marcelo Lima, Marcio Junqueira e Patrícia Martins, a Rabiscos publica neste segundo volume cerca de oito trabalhos dos artistas baianos Ana Verana, Clara Domingas, Nila Carneiro, João Oliveira, Maristela Ribeiro, Juliana Moraes e Naara Nascimento. O livro conta ainda com a biografia dos artistas e um artigo sobre arte contemporânea.

Em conjunto com os lançamentos são realizadas oficinas de ilustração (uma para cada cidade), com 20 vagas cada. A edição é disponibilizada gratuitamente para leitura no site do projeto, o www.antologiarabiscos.com.br. As oficinas serão ministradas por Clara Domingas (em Cachoeira), Naara Nascimento (em Feira de Santana) e João Oliveira (em Salvador).

A Antologia Rabiscos é fruto da parceria entre jovens produtores e artistas da cidade de Feira de Santana e o Museu de Arte Contemporânea, através das Edições MAC. Para descentralizar da capital baiana a produção artística em artes visuais, essa seleção se preocupou em englobar, principalmente, artistas que tenham como origem ou moradia o interior da Bahia.

Os lançamentos acontecem dias 15/10 em Cachoeira, 24/10 em Feira de Santana e 30/10 em Salvador. Os eventos serão acompanhados de exposição de obras dos artistas publicados, e em cada cidade irá agregar outros eventos como ocupações artísticas e lançamentos de outros livros.

O projeto Antologia Rabiscos foi selecionado pelo Edital Setorial de Artes Visuais 30/2012, da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

 

SERVIÇO

Antologia Rabiscos volume 2

Cachoeira

Lançamento dia 15/10/15 (quinta-feira), às 19h na Pouso da Palavra (Praça Aclamação, 8. Cachoeira – BA | (75) 3425-1604)

Oficina de ilustração ministrada por Clara Domingas:

Dia 15/10/15 (quinta-feira), das 14 às 17h na Pouso da Palavra.

Feira de Santana

Lançamento dia 24/10/15 (sábado), às 19h no MAC – Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (Rua Geminiano Costa, 255 – Centro, Feira de Santana)

Oficina de ilustração ministrada por Naara Nascimento:

Dia 24/10/15 (sábado), das 14h às 17h, no MAC.

Salvador

Lançamento dia 30/10/15 (sexta-feira), às 19h no Lálá (Rua da Paciência, 329, Rio Vermelho)

Oficina de ilustração ministrada por João Oliveira:

Dia 30/10/15 (sexta-feira), das 14h às 17h no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia – Avenida Contorno, s/n, Solar do Unhão)

ENTRADA FRANCA

Distribuição gratuita da Antologia Rabiscos.

Inscrições gratuitas para as oficinas através do site: www.antologiarabiscos.com.br

São oferecidas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

 

FICHA TÉCNICA

Antologia Rabiscos 2 – Desenho e Arte Contemporânea

Copyleft 2014. Marcelo Lima, Marcio Junqueira e Patrícia Martins.

Capas [encarte e livro]: Caio Sá Telles, sobre ilustrações de Tiago Costa (http://cargocollective.com/tiago1costa2).

Editores: Marcelo Lima, Marcio Junqueira e Patrícia Martins.

Editor de arte: Caio Sá Telles

Coordenador Editorial da Coleção Rabiscos: Marcio Junqueira

Produção Executiva:  Marcelo Lima, Marcio Junqueira, Patrícia Martins e Daniela Fernandes

Assessoria de Comunicação: Ana Camila Comunicação & Cultura

Site: Natália Coelho e Nelson Oliveira

Este projeto foi idealizado pelos editores a partir da Coleção Rabiscos, publicada com o suporte do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira – Feira de Santana, dirigido por Edson Machado. Esta edição foi viabilizada com apoio do Fundo de Cultura da Bahia por meio da Secretária de Cultural do Estado da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

 

Sobre os artistas

João Oliveira | (71) 8861 2058 | 9253 4402 | joaovellho@gmail.com

Portfólio: bit.ly/portfólio_joao_oliveira | rvculturaearte.com/Joao-Oliveira

Artista Visual. Mestrando em Artes Visuais (PPGAV|EBA|UFBA). Graduado em Artes Visuais (EBA|UFBA). Estudou litografia e gravura em metal nos cursos regulares das Oficinas do Museu de Arte Moderna da Bahia, MAM-BA. Sua produção artística centra-se na gravura, no desenho e desdobramentos. Apresentou seu trabalho em exposições nacionais em galerias e museus, via seleção e/ou editais, em Salvador, Rio de Janeiro, Cachoeira, Sobral, Fortaleza, Vinhedo e Londrina. Fez residências artísticas no México e no Rio de Janeiro, e foi contemplado com outra residência em Veneza. É representado pela Galeria RV Cultura e Arte.

Juliana Moraes | (71) 3011-5669 | julianamoraes@gmail.com

Artista formada pela EBA/UFBA, Juliana Moraes trabalha com desenho, gravura e pintura, expondo em diversas mostras coletiva desde 2006 na Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Em instituições como ACBEU, ICBA, Palacete das Artes Rodin Bahia, MAM, dentre outras. Participou de eventos como a Bienal do Recôncavo, Salões de Artes Visuais da Bahia (Premiada) e Circuito das Artes.

Naara Nascimento | (71) 8808-4886 | nascimento.naara@gmail.com

Graduada em Artes Visuais (licenciatura) na Escola de Belas Artes da UFBA, nasceu na cidade de Salvador/BA em outubro de 1985. Atua profissionalmente como desenhista, ilustradora, artista visual, pintora, artista gravadora (principalmente no ofício da gravura em metal), artista de rua e interventora em ambiente internos (na decoração personalizada de espaços). Além de desempenhar funções na área da arte educação – qualificação adquirida em sua graduação em licenciatura. Realizou diversas oficinas, com ênfase nas atividades práticas nas artes gráficas e no artesanato. Já ilustrou livros e revistas para dentro e fora do país. Participou de exposições no Brasil, Europa e América Latina. Trabalha essencialmente com o poder da expressão do figurativo, influenciada pelas linguagens das HQ’s clássicas, cinema, animações, fábulas e o cotidiano social e urbano.

Maristela Ribeiro | (75) 9979-3479 | maristelaribeirotres@gmail.com

Portfólio: http://maristelaribeiro.blogspot.com/

Doutoranda em Artes Visuais e Mestre em Poéticas Visuais pela EBA-UFBA, graduada em Artes Plásticas pela UCSAL, iniciou seu percurso artístico por meio dos Salões Regionais de Arte promovidos pela Fundação Cultural do Estado da Bahia. Atualmente mora na Espanha, onde desenvolve parte de sua pesquisa em poéticas contemporâneas. Entre 2004 e 2006 apresentou trabalhos onde levantou questões sobre a problemática da mulher do ponto de vista que permeia as suas condições sociais e existenciais, resultando na exposição “Fendas e Frestas”. Em 2007 recebeu o Prêmio Sacatar para Residência Artística em Itaparica, onde conviveu com artistas oriundos da Alemanha, EUA, Síria e Canadá. Em 2008 fundou o GRUPO GEMA – Grupo de Pesquisa em Arte Contemporânea -, coletivo formado por artistas e pesquisadores. Entre 2012 e 2014 Maristela desenvolveu uma série de intervenções fotográficas denominadas “Casas do Sertão” em uma comunidade rural da região semiárida do nordeste brasileiro. A artista tem obras em vários acervos públicos e privados. Desde meados dos anos 1990 participa com frequência de coletivas, salões e bienais na Bahia, em outros estados brasileiros, assim como em outros países, tendo recebido diversos prêmios e menções.

Clara Domingas | (71) 9642-4656 | 9182-6986 | claradomingas@gmail.com

Formação completa em Ballet Clássico – Royal Academy of Dancing Brasil (Salvador, 1987-2001) nos métodos Gyrotonic e Gyrokinesis (Nova Iorque/Miami, 2003-2005) e Licenciatura em Dança – Universidade Federal de Bahia (Salvador, 2007).

A partir de 2007 inicia uma série de iniciativas autorais em Artes Visuais – desenho, pintura, stencil, graffite, vídeo, fotografia, animação etc – uma investigação aberta que articula potenciais da performance, filosofia, antropologia e urbanismo.  Participou dos Salões de Artes Visuais da Bahia nos anos 2009 (Prêmio Menção Honrosa); 2010; 2012; 2013 (Prêmio Fundação Cultural do Estado da Bahia) e 2014 (Prêmio do Público). Participou como artista e educadora na 3a Bienal da Bahia e ilustrou os mapas-guia do evento. Em 2005 realizou a primeira experiência do projeto Alter-Cidades, em São Luís do Maranhão, através do programa Conexão| Espaço| Habitação (financiado pelo Edital Rumos Itaú Cultural). Desenvolve artes e tecnologias do corpo: processos de composição em tempo real, dobras de circuito, errâncias pelo mundo, comunicações cotidianas com a rua, encontros com os “outros”. Seu processo artístico tem as questões de corpo que brotam de cada experiência específica como ponto central.

Ana Verana | (71) 8134-4469 | anaverana@gmail.com

Portfólio: http://anaverana.tumblr.com/

Graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFBA, Ana Verana tem como base para produção uma investigação a respeito da vazão do irracional através da sexualidade, oferecendo em suas aquarelas um passeio pelo universo da fantasia alheia. A artista participa de exposições desde 2007. Em 2008 recebeu Menção Especial nos Salões Regionais de Artes Visuais da Bahia. Em 2009 foi premiada. Realizou sua primeira exposição indivíduo em 2010 na Galeria RV. Participou de diversas exposições coletivas como Afetos Roubados no Tempo (Caixa Cultural de Salvador), Novas Expressões da Gravura (Galeria ICBA-Salvador), Salões Baianos (Galeria Solar Ferrão), Circuito das Artes (Galeria ACBEU, ICBA, Aliança Francesa, Cãnizares), Nunca Tenho Piedade na Primavera (Galeria ACBEU), Resíduo (Galeria do Conselho), La Comedia Humana (Galeria Casatinta, Bogotá-CO), 6.764,257 quilômetros (Galeria ó, Porto-PT!), Reforma e Reinvenção (MAM-BA), Circuito das Artes Triangulações – Brasília, Recife e Salvador, Como Refazer o Mundo (Galeria Luiz Fernando Landeiro), III Bienal da Bahia – É Tudo Nordeste? (Mosteiro de São Bento).

Nila Carneiro | (71) 9256-4335 | nilacarneiro@gmail.com

Artista visual, graduada em Design Gráfico pela Escola de Belas Artes da UFBA. Trabalha como designer na Fundação Cultural do Estado da Bahia. Publicou de 2010 a novembro de 2013 ilustrações na editoria Mestres da Cultura do periódico mensal Agenda Cultural Bahia. Em 2011 teve um de seus trabalhos divulgados na Revista virtual Ideafixa, edição My song e expôs pela primeira vez no atelier coletivo VISIO em 2012. Desde então, vem participando de publicações, exposições coletivas e apoia ações vinculadas às artes na capital baiana. Tem trabalhos mais recentes publicados no Calendar of Tales, uma parceria entre Neil Gaiman e a Blackberry, na Revista Latidos Visuales – Las Mejores Ilustraciones Latinoamericanas 2013 | Prêmio da ilustração latinoamericana e participou das edições dos Circuito das Artes 2013|2014|2015 em Salvador. Aborda em suas criações aspectos inconscientes de sua própria percepção da realidade e utiliza símbolos do universo feminino. Atua como artista, muralista, designer e fotógrafa e fundou esse ano o Estúdio Nila.

Author

Ana Camila

Date

4 de Maio de 2017

Tags