Babuca – Show “Gabinete de Curiosidades”

Project

Babuca – Show “Gabinete de Curiosidades”

Cantor e compositor Babuca apresenta trabalho autoral no Teatro Gamboa

Com o show “Gabinete de Curiosidades”, o músico estreia temporada mostrando prévia do seu disco de estreia

 

O jovem músico Babuca estreia em Salvador temporada do show “Gabinete de Curiosidades”, seu projeto autoral, no Teatro Gamboa Nova. Violonista, cantor e compositor, Babuca entra com força propositiva no cenário musical baiano, com vontade de investigar novas formas de fazer música e refletir na estrutura musical, na poesia das suas letras e no discurso singular que propõe. “Gabinete de Curiosidades” é o nome do show e do primeiro disco de Babuca, em fase de produção.

No repertório, músicas autorais que passeiam pelo samba canção, samba choro, bossa, reggae e pelo rock, com referências da poesia de Gregório de Mattos e influências de Tom Jobim e de Aderbal Duarte – estes dois homenageados em releituras de “Ângela” e “Flutuando”, respectivamente. A ideia de Babuca é remeter-se à história musical da Bahia ao mesmo tempo em que investe em um trabalho autoral que busca “tirar do lugar, seja a partir do ritmo, da harmonia, da melodia ou da poesia”, como o próprio define.

O projeto “Gabinete de Curiosidades” surgiu como um desenrolar natural do show “Saravá, Mestre Aderba!”, uma homenagem ao maestro, compositor, violonista e educador baiano Aderbal Duarte, em 2010, no Teatro Sesi, em Salvador. Por iniciativa de Babuca, reuniram-se grandes nomes da música instrumental baiana, como Rowney Scott, Sérgio Souto, Pedro Dias, Paulo Mutti e Ana Paula Albuquerque.

SERVIÇO

O QUÊ: Temporada Gabinete de Curiosidades

QUEM: Babuca e convidados

QUANDO: quartas-feiras de maio (02, 09, 16, 23, 30/05), às 21h

ONDE: Teatro Gamboa Nova (Rua Gamboa de Cima, nº 03 – Aflitos).

QUANTO: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

INFORMAÇÕES: (71) 3329-2418

 

 

Babuca é graduando em Música Popular pela Universidade Federal da Bahia, possuindo vivências particulares no universo da música soteropolitana, atuando desde em “barzinhos-revolucionários”, como define, à Concha Acústica do TCA e Reitoria da UFBA. As influências estéticas são ricas e diversas, dentre elas Dorival Caymmi, João Gilberto, Tom Jobim, Aderbal Duarte, Raul Seixas, Alceu Valença, Debussy e John Coltrane.

A concepção musical de Babuca gira em torno da ampliação e resignificação das referências estéticas ditas “eruditas” e “populares”, reunindo linguagens do jazz, da música europeia e principalmente da música popular brasileira, somando as potencialidades e estilos de cada músico participante e prezando sempre por uma expressão artística autêntica e uma musicalidade verdadeira, sincera. A ideia de um Brasil musical antropofágico, amplo e seguro de si!

Babuca é membro da Comunidade e Fundação Terra Mirim, situada em Simões Filho, onde desenvolve trabalhos de formação com adolescentes e jovens em situação de alto risco social.

Author

Ana Camila

Date

4 de Maio de 2017

Category

Tags