Brasil Celtic Festival

Project

Brasil Celtic Festival

Bandas irlandesas e brasileiras se apresentam em Salvador no Brasil Celtic Festival em outubro

Destaques da programação vão para as irlandesas Bipolar Empire e Mako, esta indicada a quatro Grammys este ano

Os amantes da música baiana, do pop rock e da cultura celta irlandesa já podem se programar. Salvador será sede da primeira edição do Brasil Celtic Festival, evento que celebra o intercâmbio cultural entre artistas brasileiros e irlandeses. O festival acontece nos dias 21 e 22 de outubro no Pelourinho, e a programação envolve shows de bandas expoentes no cenário baiano e irlandês.

Quem está à frente do Brasil Celtic Festival na Bahia são os produtores culturais soteropolitanos Christiano Bomfim e Jaime Oliveira Amor, que, após um convite do Parlamento Irlandês para desenvolver atividades culturais no país, e com o apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, promoveram o I Festival Brasileiro no sul da Irlanda, onde o guitarrista Armandinho Macedo se apresentou e ministrou aulas de guitarra baiana em novembro de 2010.

Esse ano, os produtores, através do Culture Ireland (Agência do Ministério da Cultura da Irlanda), promovem o intercâmbio entre a cultura do Brasil e do país europeu em terras baianas.

 

Atrações musicais e programação

A programação musical do Brasil Celtic Festival pretende agradar não somente os amantes da cultura tradicional irlandesa, mas também aos do pop rock. Grupos representantes da autêntica música de ambos os países se misturam a bandas que mostram os novos sons que surgem tanto lá como aqui.

Entre as atrações brasileiras está a banda Água Negra (ex Blackwater Celtic trio), que mistura a música tradicional irlandesa com elementos da música popular brasileira numa fusão inusitada. Outra banda novidade é a carioca Medulla, que vem se destacando no cenário rocker brasileiro mostrando versatilidade e vigor em suas apresentações. Os destaques baianos vão para o guitarrista Armandinho, que segue na parceria do projeto, e Magary Lord, com o seu Black Semba que vem conquistando a Bahia.

Direto da Irlanda, a banda Mako, indicada a quatro prêmios Grammy neste ano, mostra ao público de Salvador por que é o grupo atualmente mais badalado da terra celta. Ao lado deles, a banda Bipolar Empire também estreia em palcos brasileiros, e traz na bagagem disco produzido por Pat MacCarthy, que já produziu Madonna, REM, U2 e Counting Crows. Aos admiradores da música irlandesa tradicional, a grande atração é a dupla Séan Gravey e Joe Thoma.

E como na cultura irlandesa a dança tem um lugar privilegiado, não poderiam faltar apresentações de dança no Brasil Celtic Festival. A atração local convidada é a Cia Contemporânea de dança Tran Chan, que apresenta o premiado espetáculo “Estão Voltando as Flores”. Da Irlanda, a dupla de dançarinos The Tappers.

Além de shows, o evento promoverá a exposição fotográfica “Imagine a Irlanda”, das fotógrafas Eliana Medeiros Kraut e Mary O’Neill, que irá compor a ambientação do evento.

 

Confira a programação:

Dia 21/10 (sexta-feira)

TEATRO DO SESC – PELOURINHO

19h – Água Negra + The Tappers + Tran Chan

LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA – PELOURINHO

19h – Séan Gravey e Joe Thoma + Armandinho

PRAÇA TEREZA BATISTA – PELOURINHO

20h – Bipolar Empire + Magary Lord

Dia 22/10 (sábado)

LARGO QUINCAS BERRO D’ÁGUA – PELOURINHO

19h – Séan Gravey e Joe Thoma + Armandinho + Água Negra

PRAÇA PEDRO ARCHANJO

20h – Mako + Medulla

Além da novidade do convite para a realização do Festival na cidade de Capim Grosso (que ainda aguarda confirmação do Fundo de Cultura do Estado da Bahia) e pesquisas para intercâmbio entre as escolas (baianas e irlandesa com professores e alunos), o projeto encerrará a sua turnê em Dublin nos dias 03 e 04 de novembro novamente com o show de Armandinho Macedo (BA), a banda Café Irlanda (RJ), Capoeira (BA), banda Medulla (RJ) e Cia de dança Tran Chan (BA), banda Mako e Água Negra.

 

SERVIÇO

O QUE: I Brasil Celtic Festival

QUEM: Água Negra + The Tappers + Tran Chan + Séan Gravey e Joe Thoma + Armandinho + Bipolar Empire + Magary Lord + Mako + Medulla

QUANDO: 21 e 22 de outubro de 2011 (sexta-feira e sábado)

ONDE: PELOURINHO (Teatro SESC, Largo Quincas Berro D’Água às 19h, Praça Tereza Batista, Praça Pedro Archanjo às 20h)

QUANTO: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Classificação: 18 anos (menores acompanhados de responsável)

 

Ingressos a venda: Ticketmix (Shopping Barra, Iguatemi, Shopping Paralela e Salvador Shopping)

Informações: (71) 3085-8208 / 8893-5931

Author

Ana Camila

Date

7 de Maio de 2017

Category

Tags