Exposição “Olhar em Repouso” – SecultBA

Project

Exposição “Olhar em Repouso” – SecultBA

Exposição fotográfica “Olhar em Repouso” apresenta o trabalho da artista baiana Patricia Almeida

Fotógrafa expõe entre os dias 17 de abril e 12 de maio na Galeria do ICBA

 

No dia 17 de abril tem início a exposição “Olhar em Repouso”, da fotógrafa Patrícia Almeida, na Galeria do ICBA (Corredor da Vitória), às 19h. Com visitação gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 12 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 18h. Em sua primeira exposição individual, a artista apresenta um trabalho que tem como ponto de partida a potência do olhar, sem a necessidade de estabelecer narrativas ou discursos prévios.

Patricia Almeida cultiva um tempo lento, um olhar em repouso, em contraste com a velocidade frenética que parece caracterizar os dias de hoje. “Esta exposição é o resultado de um trabalho coletivo sobre as fotografias que fiz ao longo dos últimos anos. Meu interesse sempre foi o de registrar meu olhar sobre os lugares por onde passei, e os curadores, junto comigo, identificaram as relações potenciais entre as imagens, criando os recortes apresentados na mostra”, comenta a artista, que tem formação em Arquitetura e Urbanismo.

A curadoria é composta pelos profissionais Alejandra Muñoz, Daniel Sabóia, Diego Mauro, Ícaro Vilaça, Johanna Gaschler e pela própria Patricia Almeida. O material escolhido pela equipe explora as duas galerias do ICBA, apresentando as fotografias em diferentes suportes (ampliações e projeções).

Produzida pela Dimenti Produções Culturais, a mostra tem financiamento da Secretaria de Cultura, através da Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia, e conta com o apoio do Instituto Cultural Brasil-Alemanha/ Goethe-Institut (ICBA), Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAU/UFBA) e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPGAU/UFBA).

A abertura da exposição, no dia 17 de abril, será marcada pela presença da DJ Liv Drummond e segue aberta à visitação até o dia 12 de maio, de segunda a sábado, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

 

Conversas sobre fotografia

Como programação paralela, a exposição “Olhar em Repouso” promove as “Conversas sobre Fotografia”, debatendo aspectos da imagem como documento e discurso, além de seu papel na arte contemporânea. Serão duas sessões, uma no dia 26 de abril na biblioteca do ICBA, e outra no dia 03 de maio no auditório do ICBA, sempre às 19h.

A primeira conversa terá a participação de Eriel Araújo, artista e professor da Escola de Belas Artes, e a fotógrafa Renata Voss, com mediação de Alejandra Muñoz, professora da Escola de Belas Artes e uma das curadoras da mostra. A segunda conversa, mediada por Xico Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, contará com a presença dos pesquisadores Washington Drummond, professor de História da UNEB, e Claudia Pôssa, fotógrafa e professora do Instituto de Matemática da UFBA. Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO

O QUE: Exposição “Patricia Almeida – Olhar em Repouso”

QUANDO: Abertura dia 17 de abril de 2012 (terça-feira), às 19h. Visitação de segunda a sábado até o dia 12 de maio de 2012, das 9h às 18h.

ONDE: Galeria do ICBA / Goethe Institut (Av. 7 de Setembro, 1809, Corredor da Vitória. Telefone: (71) 3338-4700)

QUANTO: Gratuito

___

O QUE: Conversas Sobre Fotografia

26 de abril, às 19h, na biblioteca do ICBA:

Eriel Araújo e Renata Voss – mediação de Alejandra Muñoz.

03 de Maio, às 19h, no auditório do ICBA:

Washington Drummond e Claudia Pôssa – mediação de Xico Costa.

 

Informações: www.olharemrepouso.com.br

Informações à imprensa:

Ana Camila | Maria Clara

anacamila.imprensa@gmail.com | (71) 8111-8417 | (71) 9148-4281

Sugestão de entrevista: Patricia Almeida

Patricia Almeida (Salvador, 1985) desenvolve trabalhos na área de fotografia desde 2007. A princípio voltado para o registro arquitetônico, seu trabalho passou a explorar as relações entre tempo e espaço através do olhar fotográfico. Atualmente, conclui o curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal da Bahia, tendo realizado parte dos seus estudos na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Portugal.

Author

Ana Camila

Date

20 de Maio de 2017

Tags