Lançamento livro “Ubaldo”

Project

Lançamento livro “Ubaldo”

“Ubaldo” é de autoria de Juva Batella, sobrinho do escritor, e ilustrado por sua filha, Chica Batella. Lançamento marca aniversário do autor baiano, falecido em 2014.

 

Dia 23 de janeiro, aniversário de João Ubaldo Ribeiro, este ano será marcado em Salvador pelo lançamento do livro “Ubaldo – Ficção, confissão, disfarce e retrato”. Escrito por Juva Batella, sobrinho de João Ubaldo, a obra é baseada na sua tese de doutorado sobre o tio, reunindo correspondências e um panorama de sua vida como escritor. O livro parte da conversa de dois personagens em um bar de uma livraria, e é ilustrado por Chica Batella, filha de João Ubaldo e prima de Juva.

O evento de lançamento acontece no dia 23/01/17, segunda-feira, no Espaço Cultural da Barroquinha, às 18h, e contará com um bate-papo com o autor Juva Batella, a ilustradora Chica Batella, além de Eneida Leal Cunha, professora de Literatura Brasileira na UFBA, e Malu Fontes, jornalista.

Haverá venda dos livros e sessão de autógrafos, além da exibição da série de ilustrações “Coisas que me lembram meu pai”, de Chica Batella. Os desenhos estarão disponíveis para venda em quantidade limitada – apenas duas cópias de cada. O acesso é livre.

O lançamento é uma realização da Vieira & Lent Casa Editorial, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, através do Espaço Cultural da Barroquinha.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro “Ubaldo – Ficção, confissão, disfarce e retrato” em Salvador

Dia 23 de janeiro de 2017 (segunda-feira), às 18h

Bate-papo com Juva Batella, Chica Batella, Eneida Leal Cunha e Malu Fontes

Livros e ilustrações à venda no local (serão aceitos cartões de débito e crédito).

Entrada gratuita

Realização: Vieira & Lent Casa Editorial

Apoio: Fundação Gregório de Mattos | Espaço Cultural da Barroquinha

 

***

SINOPSE

O escritor João Ubaldo Ribeiro e sua obra são os dois personagens deste livro. O sobrinho, Juva Batella, cuja tese de doutorado revelou aspectos inéditos dos romances publicados pelo tio, fundamentou parte de sua pesquisa na correspondência entre os dois. Por esta razão, UBALDO é ao mesmo tempo biografia e estudo literário.

Fontes originais e inéditas, cartas, e-mails e entrevistas, tornam a leitura prazerosa, além de fundamentarem a análise crítica da obra: “Descrição, análise e interpretação dos procedimentos narrativos de João Ubaldo Ribeiro em seus romances” é o primeiro objetivo do livro. Entretanto, em meio a uma infinidade de dados pessoais e referências biográficas, é impossível deixar de traçar um perfil biográfico.

Os delicados desenhos da série “Coisas que me lembram meu pai”, de Chica Batella, e a leitura dos e-mails conduzem nosso olhar e compreensão também para o homem/escritor que foi jornalista, formado em Direito e Ciência Política, que ria e fazia rir à toa. Copidescava tudo, menos Shakespeare. Vivia o tempo da maturidade consagrada pelo épico “Viva o povo brasileiro”, traduzido em dezenas de países. Mas, na intimidade, seguia seu ritual, retratado pela delicadeza da filha Chica: “Comecei essa série logo depois que meu pai morreu. As havaianas dele ainda estavam encostadas no canto da sala e parecia que ele ainda estava ali.”

Informações técnicas

Autor: Juva Batella

Ilustrador: Chica Batella

Editora: Vieira & Lent Casa Editorial

ISBN: 978-85-8160-071-0

Idioma: Português

Formato: 16 x 23

Páginas: 420

Edição: 1ª

Valor: R$68

Author

Ana Camila

Date

20 de Maio de 2017

Category

Tags