Livro “O Quarto ao Lado”

Project

Livro “O Quarto ao Lado”

Roteirista baiano lança HQ “O Quarto ao Lado” na Livraria Cultura

Financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia através do Edital Culturas LGBT, o livro foca em questões que envolvem a descoberta sexual

 

No próximo dia 09 de janeiro, quarta-feira, a Livraria Cultura (Salvador Shopping) sedia o lançamento da HQ “O Quarto ao Lado”, do roteirista baiano Marcelo Lima. O livro possui três histórias em quadrinhos e um conto passados em cidades baianas. Em comum, as narrativas mostram a tensão entre a intimidade e a estranheza que se sente durante todos os momentos de descoberta sexual e afetiva, principalmente quando os envolvidos possuem diferentes vivências de sua sexualidade e desejo. O lançamento acontece às 19h, e o livro será vendido a R$15.

O Quarto ao Lado é um livro de ficção patrocinado pelo Fundo de Cultura da Bahia (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia + Fundação Pedro Calmon), selecionado no Edital de Culturas LGBT. Possui 104 páginas e formato 21X28cm. Idealizado pelo roteirista Marcelo Lima, o álbum tem como desenhista principal o ilustrador André Leal, com participações de Daiane Oliveira e Bruno Marcello, além de arte para a capa feita por João Oliveira.

 

SERVIÇO

O QUE: Lançamento do livro “O Quarto ao Lado”, de Marcelo Lima

QUANDO: 09 de janeiro (quarta-feira), às 19h

ONDE: Livraria Cultura (Salvador Shopping)

Preço do livro: R$15

 

Informações à imprensa:

Ana Camila | (71) 9148-4281 | contato@anacamila.com

Gisele Santana | (71) 8872-5492 | jornalismo.gi@gmail.com

 

Veja abaixo maiores informações sobre o livro e sua equipe.

Texto sobre o Livro:

O Quarto ao Lado traz três histórias em quadrinhos e um conto passados em cidades da Bahia – cujas sinopses você pode ler aqui: http://oquartoaolado.com/oquee/ ou ao final do e-mail. Em comum, são narrativas mostram a tensão entre a intimidade e a estranheza que se sente durante todos os momentos de descoberta sexual e afetiva, principalmente quando os envolvidos possuem diferentes vivências de sua sexualidade e desejo. As personagens principais vivem a poucos metros uma da outra, sempre no quarto vizinho – seja de frente para o outro, em prédios diferentes, ou separados por uma fina parede de um casebre, ou ainda literalmente, dentro do mesmo lar – e os desdobramentos tanto positivos quanto negativos dessa proximidade fornecem material para estas histórias.  Assim, esboça-se um retrato da dinâmica dos relacionamentos contemporâneos, onde a descoberta sexual e afetiva é realizada com maior abertura para a experimentação do sexo e dos sentimentos com pessoas do mesmo sexo e do sexo oposto – sem que para isso haja a obrigatoriedade de se definir como hetero, bi ou homo.

O Quarto ao Lado é um livro de ficção patrocinado pelo Fundo de Cultura da Bahia (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia + Fundação Pedro Calmon), selecionado no Edital de Culturas LGBT. Possui 104 páginas e formato 21X28cm. Idealizado pelo roteirista Marcelo Lima, o álbum tem como desenhista principal o ilustrador André Leal, com participações de Daiane Oliveira e Bruno Marcello, além de arte para a capa feita por João Oliveira. Mais sobre os autores no link: http://oquartoaolado.com/autores/

 

SINOPSE D’O QUARTO AO LADO

Rafa é universitário e mora com Matias, em Feira de Santana. São amigos de infância desde Santo Amaro e jamais se desgrudaram… Pelo menos até o momento em que se inicia esta história. Algo estranho e muito íntimo aconteceu entre eles abalando a amizade e a intimidade do quarto ao lado. Uma das razões é a presença de Isa

…Ex-namorada  libertária do frustrado Rafa, que retorna de uma experiência transformadora na casa de seu pai e da madrasta Alessandra, em Santo Antonio de Jesus. Sua volta traz ainda mais confusão para a vida de Matias e Rafa.

Em uma cidade não identificada, Luisa encara o tédio de sua vida adolescente e sem novidades quando conhece a misteriosa Ticiana e o excitante Thácio, que fazem ela encarar de frente as necessidades mais urgentes em sua vida: provocar desejo em alguém e perder a virgindade.

 

Equipe Envolvida:

Marcelo Lima – Criador e escritor do álbum

 

Roteirista de HQs, audiovisual e games . É graduando em Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal da Bahia. Até o início de 2012 pesquisava Histórias em Quadrinhos no Instituto de Letras da UFBa. Participou por dois anos do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade – CUS, orientado pelo professor Leandro Colling – que foi fundamental para elaboração do argumento de “O Quarto ao Lado”. Atualmente trabalha como roteirista de vídeo no Centro de Tecnologia Industrial Pedro Ribeiro Mariani.

Nascido em Feira de Santana, Bahia, era apaixonado por HQs quando criança e retomou o hábito por puro acaso quando encontrou os gibis Sandman, Watchmen e Batman, O Cavaleiro das Trevas desprezados na casa de um amigo. De lá para cá seis anos se passaram e a curiosidade pelos quadrinhos deu lugar à busca incessante por oportunidades de trabalhar profissionalmente com a mídia. “O Quarto ao Lado” é seu primeiro livro como roteirista “solo”.

 – Quadrinhos publicados:

Kuei e a Senhora de Sárvar (2010) – roteiro; desenhos de Joe Santos Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira (2010) – roteiro com Marcos Franco; desenhos de Helcio Rogério Uma história de Muitas Cidades (2010) – roteiro; desenhos de André Leal – publicado nas Revista Fraude 7 e Revista Área 71; O Maior São João do Mundo (2010) – roteiro; desenhos de Marlon Tenório e Helcio Rogério. Disponível em: http://www.revistafraude.com/?p=774 Marcha da Maconha em Quadrinhos (2009) – roteiro; desenhos de Fabiano Gummo – publicado na Revista Fraude 6

– Prêmios

Melhor Álbum Independente “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira” – 27º Troféu Angelo Agostini

Melhor Álbum Independente “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira” – 6º Prêmio DB Artes – HQ Festival Acaraju/SE Melhor Quadrinho “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira” XVIII Prêmio Expocom 2011 Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação – Etapa Nacional, Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2º Lugar na Categoria Roteiro para Quadrinhos da 10ª Feira HQ – Piauí, Núcleo de Quadrinhos do Piauí. Indicação ao HQ Mix “Lucas da Vila de Sant”Anna da Feira” Publicações editadas

Revista Fraude 6, 7 e 8 – www.revistafraude.com Antologia Rabiscos vol.1

André Leal – Ilustrador principal das histórias O Quarto ao Lado Warren e Uiliam

 

Começou a desenhar como todo mundo, com lápis e giz de cera no jardim de infância. Gosta de misturar pessoas reais (quase sempre seus amigos) com personagens em HQs que faz sozinho ou em parceria, é o criador da personagem Patrícia Carla, uma atleta super veloz. No final dos anos 90, entrou para a faculdade de Filosofia na UFBA (Universidade Federal da Bahia) e, numa das matérias, passou fazendo um trabalho que era, em parte, uma HQ sobre Santo Agostinho. Publicou seus trabalhos em diversas revistas, jornais e sites, tais como Front (13 – Feminilidade, 15 – Medo, 16 – Morte, 19 – Sonho, Edição Especial Imigração Japonesa), Superinteressante, VIP, TRIP, A tarde, Correio da Bahia e outros. Trabalha como freelancer, faz ilustração e quadrinhos, ouvindo música o dia inteiro. Fez a HQ “São Jorge da Mata Escura” em parceria com Marcello Fontana, finalizou a “Quarta-Feira de Cinzas” com roteiro de Marcelo Saravá e agora este “O Quarto ao Lado”

http://andreleal.deviantart.com/gallery/

http://patriciacarla.wordpress.com/

Daiane Oliveira – Ilustradora convidada da história Um corpo estranho

 

(Salvador, 1985) Gravurista e desenhista, seu traço é caracterizado pelos fortes rabiscos. Sua pesquisa está focada nas relações humanas e é através da figura feminina e da exposição de suas fragilidades que aborda temas como desejo, pudor, solidão, liberdade, crueldade e expectativa.  Dentre as suas exposições mais significativas estão: Resíduo, selecionada pelo Edital Portas Abertas para as Artes Visuais da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) em 2007, e Bankside 9TG /SE1 London, Galeria ACBEU/ 2009. Participou da edição de 2010 do Circuito das Artes e do Salão Regional de Vitória da Conquista – no qual seu trabalho Tem Fogo? foi agraciado com o Primeiro Prêmio.

http://www.flickr.com/photos/daianeoliveira

http://www.behance.net/daianeoliveira

Bruno Marcello – Ilustrador convidado da história O Quarto ao lado

 

Nasceu em 1978 em Salvador. Cresceu numa família na qual a avó e o pai eram artistas, onde desde de pequeno ganhava tela e tintas pra pintar, papel e hidrocor pra riscar e tinha livros de arte e quadrinhos para olhar a vontade. Com o tempo desenhar se tornou sua principal diversão e obsessão. Estudava muito as história em quadrinhos para aprimorar seu traço. Fez o curso de Artes plásticas na Escola Belas Artes da UFBA e posteriormente uma especialização em Novas mídias e tecnologia para a criação pictórica no Instituto Universitário Nacional de Artes a IUNA em Buenos Aires Argentina. Atualmente Trabalha como Ilustrador, desenhista de quadrinhos, pintor e gravurista.

www.flickr.com/bua

bua.blogspot.com

www.facebook.com/brunomarcello.art

João Oliveira – Ilustrador de capa

 

João Oliveira graduou-se em Artes visuais (2011) pela Escola de Belas Artes da UFBA. Passeia por suas memórias deslocando-as no tempo e no espaço, a partir da utilização do desenho, do decalque e da gravura em metal, para criar um novo diálogo surgido da reorganização sutil de valores como bem e mal ou inocência e perversão. Em 2011 realizou “Ainda te lembras” (Salvador, BA/BR), sua primeira mostra individual. Em 2012 participou de mostras como o “Circuito das artes” (Salvador, BA/BR); “Escultura nova”, na galeria ACBEU (Salvador, BA/BR); “Cabra cega”, na Aliança Francesa (Salvador, BA/BR) e “Tomar uma coca-cola com você”, no CUCA (Feira de Santana, BA/BR). Participou também do “Imprima – Salão internacional de gravura” (Sobral, CE/BR), do salão de artes visuais da Bahia (Irecê, BA/BR), onde recebeu menção honrosa e da XI Bienal do recôncavo (São Felix, BA/BR).

 

Ficha Técnica:

Roteiro e concepção:

Marcelo Lima

Arte:

André Leal

Bruno Marcello

Daiane Oliveira

Arte da capa:

João Oliveira

Design e diagramação:

Caio Sá Telles

Produção executivo:

Maycon Lopes e Marcelo Lima

Assessoria de Comunicação:

Ana Camila e Gisele Santana

Revisão:

Rafael Raña

João Araújo

Patrícia Martins

Loraíne Vivas

Marcio Junqueira

Diogo Henrique

ISBN: 978-85-914081-0-8

Editado pelo próprio autor

Número de páginas: 108

Formato: 21 X 28 X 0,6 cm

Capa colorida, Miolo P&B

Financiado pelo Fundo de Cultura da Bahia através do Edital Culturas LGBT

Author

Ana Camila

Date

20 de Maio de 2017

Tags