Oficina “Da Graça ao Riso” – CAIXA Cultural Salvador

Project

Oficina “Da Graça ao Riso” – CAIXA Cultural Salvador

CAIXA Cultural Salvador abre inscrições para oficina sobre comicidade feminina

A oficina “Da Graça ao Riso”, que acontece na primeira semana de novembro, será ministrada pela atriz e palhaça Mariana Rabelo e pela artista plástica e arte-educadora Sandra Oliveira

 

A CAIXA Cultural Salvador apresenta, de 03 a 06 de novembro de 2015 (de terça a sexta-feira), a oficina “Da Graça ao Riso: Oficina de Comicidade Feminina”, ministrada pela atriz e palhaça Mariana Rabelo e pela artista plástica e arte-educadora Sandra Oliveira, do Rio de Janeiro. Com inscrições gratuitas até o dia 30 de outubro, a oficina é voltada especificamente para mulheres, visando artistas profissionais ou amadoras, das mais diversas áreas. São oferecidas 20 vagas.

Mariana Rabelo é a autora da pesquisa de mestrado que deu origem à oficina, que ministra ao lado de Sandra Oliveira, responsável pela pesquisa visual das palhaças (figurino, adereços e maquiagem, entre outras técnicas). A ideia é reunir 20 mulheres das áreas de educação, saúde, comunicação, cultura e serviço social, interessadas na palhaçaria, na comicidade feminina e suas especificidades. Para se inscrever, é preciso enviar carta de intenção e currículo com dados pessoais para o e-mail comicidadefeminina@gmail.com.

Sobre a oficina

A oficina foi elaborada a partir da pesquisa de mestrado “Da graça ao riso”, na qual foi explorada a ideia de como, atualmente, a comicidade feminina vem se multiplicando e explodindo em criatividade. A proposta é abordar questões de gênero e se debruçar em algumas peculiaridades dessa prática nas atuações femininas. A partir da imersão nesse universo, a oficina visa analisar a figura da palhaça (referências, estereótipos, histórico, papel na sociedade, no circo e no teatro) e como isso influencia seu olhar sobre a comicidade: seu corpo em cena, a descoberta de ferramentas cômicas de cunho estritamente feminino e a maneira como cada palhaça se relaciona com o público.

A oficina acontece, de terça a sexta-feira, na CAIXA Cultural Salvador, e no último dia acontece em local público, para experimentação das ideias desenvolvidas. A CAIXA Cultural Salvador fica na Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro. Maiores informações podem ser obtidas no site www.caixacultural.com.br ou pelo telefone (71) 3421-4200.

SERVIÇO

Oficina Da Graça ao Riso: sobre comicidade feminina

Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes 57 Centro)

Vagas: 20

Data: de 03 a 06 de novembro de 2015 (terça a sexta-feira)

Horário: das 14h às 18h.

Público-alvo: mulheres das áreas de educação, saúde, comunicação, cultura e serviço social, interessadas na palhaçaria.

Classificação: não recomendado para menores de 18 anos.

Ministrantes: Mariana Rabelo e Sandra Oliveira

Valor: Gratuito

Inscrições: até dia 30 de outubro através do e-mail comicidadefeminina@gmail.com (enviar carta de intenção e currículo)

Mais informações:

Site da CAIXA Cultural: www.caixacultural.gov.br

Blog: http://oficinadagracaaoriso.blogspot.com.br/

Vídeos no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Z-3M3nJGI7A

https://www.youtube.com/watch?v=-D_l3Fl5ZL0

Página da oficina no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Oficina-da-Gra%C3%A7a-ao-Riso/209507825911466

Página da CAIXA Cultural Salvador no Facebook: https://www.facebook.com/CaixaCulturalSalvador

 

 

Informações à imprensa:

Ana Camila Comunicação & Cultura

Ana Camila | (71) 9148-4281 | 8771-2243 | contato@anacamila.com

 

Sobre Mariana Rabelo | marianarabelojunqueira@gmail.com | (21) 98290-9393 | (21) 99553-9393

É atriz e palhaça, mestre em Artes Cênicas, cuja dissertação tratou do tema da comicidade feminina, é a idealizadora e coordenadora geral desta proposta. Trabalha há mais de 10 anos oferecendo cursos na área e na oficina será responsável pelos conteúdos teórico e práticos da imersão no universo da palhaçaria.

Sobre Sandra Oliveira | sandraceat@yahoo.com.br | (21) 97606-4181 | (21) 22143113

É artista plástica e arte-educadora, mestre em Educação, cuja dissertação tratou dos aspectos pedagógicos presentes nas culturas populares, é idealizadora e a produtora executiva da proposta. Na oficina será responsável pelo figurino, adereços e maquiagem,

Author

Ana Camila

Date

20 de Maio de 2017

Tags