2021 - Ana Camila

Sobre Ana Camila

BIOGRAFIA COMPLETA

perfil

Ana Camila Esteves (BA) é jornalista, produtora cultural, pesquisadora e curadora. 

Em 2012 fundou a Ana Camila Comunicação & Cultura (www.anacamila.com), agência que atua no relacionamento com a imprensa e no desenvolvimento, criação, coordenação e execução de projetos culturais e corporativos, prestando serviços de assessoria de comunicação e de produção dentro e fora da Bahia. Nesse âmbito, promoveu palestras em diversos locais e para diversos públicos sobre a comunicação e a produção no mercado baiano e brasileiro, e ofereceu cursos e minicursos de formação para jovens comunicadores e produtores na Bahia. Também atua como parecerista em processos de seleção de editais culturais no Brasil.

Especializou-se nas mais diversas áreas da cultura, como música, cinema, teatro, dança, literatura e artes visuais (fotografia e artes plásticas), tendo trabalhado com nomes como Matheus Nachtergaele, Lucinha Lins, Eder Muniz, Erasmo Carlos, Igor Angelkorte, entre muitos outros. Na música baiana, trabalhou tanto na produção como na comunicação de nomes como Larissa Luz, Giovani Cidreira, Mariella Santiago, Dão, Candice Fiais e Sertanília. Em 2012 coordenou a turnê brasileira das bandas Medulla (RJ/SP) e Mako (Irlanda), que passou por oito cidades. Entre 2016 e 2018 coordenou a comunicação e produção do projeto Você é o que lê, com Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. Desde 2018 é coordenadora de comunicação do VIVADANÇA Festival Internacional (www.festivalvidadanca.com.br). 

É cofundadora, diretora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos (www.mostradecinemasafricanos.com), que desde 2018 já teve 06 edições entre as cidades de Salvador, Porto Alegre, Aracaju, São Paulo e Poços de Caldas. No contexto online de 2020, promoveu duas edições do cineclube Cine África, vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, a primeira em curadoria compartilhada com Jusciele Oliveira e Morgana Gama, e a segunda realizada em parceria com o Sesc São Paulo. A Mostra de Cinemas Africanos promove filmes da cinematografia contemporânea do continente no Brasil, sendo o único evento 100% dedicado a este recorte no país. É curadora colaboradora do Africa in Motion Film Festival (Escócia – www.africa-in-motion.org.uk), e em 2020 foi júri da competitiva de curtas deste festival. É colaboradora dos sites Por Dentro da África (www.pordentrodaafrica.com) Delirium Nerd (www.deliriumnerd.com) e Revista Intertelas (www.revistaintertelas.com), onde escreve sobre cinemas africanos.

É graduada em Comunicação com Habilitação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009) com pesquisa sobre o cinema autoral do realizador espanhol Julio Medem. Mestre em Comunicação com ênfase em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (2012), com pesquisa sobre o cinema autoral a partir de uma perspectiva de análise da narrativa. Atualmente desenvolve pesquisa no âmbito do doutorado sobre os cinemas africanos contemporâneos no mesmo programa, e é membro do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível, na UFBA. 

Publicou artigos e ensaios sobre os cinemas africanos em diversas revistas e catálogos, e coeditou o e-book Cinemas Africanos Contemporâneos – abordagens críticas com Jusciele Oliveira em 2020. Facilitou aulas e cursos em torno de diversos temas sobre as cinematografias da África no âmbito da Mostra de Cinemas Africanos, do Cine África, do Sesc São Paulo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) São Paulo, da Ulbra – Universidade Luterana do Brasil (Canoas/RS), do GT África RS, do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa em Porto Alegre, da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (Campinas/SP) e da Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Também foi professora convidada na University of Regina (Canadá) e na School of Arts (SOAS) da University of London (Inglaterra).

MINIBIO PRODUÇÃO E COMUNICAÇÃO

Ana Camila Esteves é produtora e comunicadora. Em 2012 fundou a Ana Camila Comunicação & Cultura (www.anacamila.com), agência que atua no relacionamento com a imprensa e no desenvolvimento, criação, coordenação e execução de projetos culturais e corporativos, prestando serviços de comunicação e de produção dentro e fora da Bahia. Especializou-se nas mais diversas áreas da cultura, como música, cinema, teatro, dança, literatura e artes visuais (fotografia e artes plásticas), tendo trabalhado com nomes como Matheus Nachtergaele, Lucinha Lins, Eder Muniz, Erasmo Carlos, Igor Angelkorte, entre muitos outros. Na música baiana, trabalhou tanto na produção como na comunicação de Larissa Luz, Giovani Cidreira, Mariella Santiago, Dão, Candice Fiais e Sertanília. Em 2012 coordenou a turnê brasileira das bandas Medulla (RJ/SP) e Mako (Irlanda), que passou por oito cidades. Entre 2016 e 2018 coordenou a comunicação e produção do projeto Você é o que lê, com Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. Desde 2018 é coordenadora de comunicação do VIVADANÇA Festival Internacional (www.festivalvidadanca.com.br). Promoveu palestras em diversos locais e para diversos públicos sobre a comunicação e a produção no mercado baiano e brasileiro, e ofereceu cursos e minicursos de formação para jovens comunicadores e produtores na Bahia. Também atua como parecerista em processos de seleção de editais culturais no Brasil.

MINIBIO PESQUISADORA

Ana Camila Esteves é graduada em Comunicação com Habilitação em Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (2009) com pesquisa sobre o cinema autoral do realizador espanhol Julio Medem. Mestre em Comunicação com ênfase em Cinema pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (2012), com pesquisa sobre o cinema autoral a partir de uma perspectiva de análise da narrativa. Atualmente desenvolve pesquisa no âmbito do doutorado sobre os cinemas africanos contemporâneos no mesmo programa, e é membro do grupo de pesquisa Arqueologia do Sensível, na UFBA. É cofundadora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos. Publicou artigos e ensaios sobre os cinemas africanos em diversas revistas e catálogos, e coeditou o e-book Cinemas Africanos Contemporâneos – abordagens críticas com Jusciele Oliveira em 2020. Facilitou aulas e cursos em torno de diversos temas sobre as cinematografias da África no âmbito da Mostra de Cinemas Africanos, do Cine África, do Sesc São Paulo, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) São Paulo, da Ulbra – Universidade Luterana do Brasil, do GT África RS, da Unicamp e da Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

MINIBIO CURADORA

É cofundadora, curadora e produtora da Mostra de Cinemas Africanos (www.mostradecinemasafricanos.com), que desde 2018 já teve 06 edições entre as cidades de Salvador, Porto Alegre, Aracaju, São Paulo e Poços de Caldas. No contexto online de 2020, promoveu duas edições do cineclube Cine África, vinculado à Mostra de Cinemas Africanos, a primeira em curadoria compartilhada com Jusciele Oliveira e Morgana Gama, e a segunda realizada em parceria com o Sesc São Paulo. A Mostra de Cinemas Africanos promove filmes da cinematografia contemporânea do continente no Brasil, sendo o único evento 100% dedicado a este recorte no país. É curadora colaboradora do Africa in Motion Film Festival (Escócia – www.africa-in-motion.org.uk), e em 2020 foi júri da competitiva de curtas deste festival. É colaboradora dos sites Por Dentro da África (www.pordentrodaafrica.com), Delirium Nerd (www.deliriumnerd.com) e Revista Intertelas (www.revistaintertelas.com), onde escreve sobre cinemas africanos.